segunda-feira, 21 de outubro de 2019

OS REIS SEM COROA - SIEGBERT TARRASCH


Dando continuidade a nossa série de publicações "Os reis sem coroa", sobre os enxadristas mais fortes da história que não chegaram a se tornar campeões mundiais, hoje falaremos um pouco a respeito da vida e da carreira do GM Siegbergt Tarrasch.


SIEGBERT TARRASCH


O doutor em medicina Siegbert Tarrasch foi um dos melhores enxadristas do mundo ao final do século XIX e princípio do século XX. Ele nasceu em Breslau, na Alemanha (a mesma cidade natal de Adolf Anderssen), no dia 05 de março de 1862, e faleceu a 17 de fevereiro de 1934.
Além de forte jogador, Tarrasch foi um dos mais importantes pensadores da história do xadrez. Sua principal contribuição foi assimilar os ensinamentos de Steinitz e aprimorá-los, fato que levou o jogo a experimentar uma significativa evolução. Era considerado excessivamente dogmático, e esse dogmatismo rígido, embora não faça sentido nos dias atuais, foi pedagogicamente útil em sua época.

De 1888 a 1892, Tarrasch ganhou cinco grandes torneios consecutivos, e foi um dos cinco jogadores proclamados "Grandes Mestres" pela primeira vez, no torneio de São Petersburgo de 1914. Ele nunca chegou a desafiar Steinitz pelo título mundial, provavelmente devido às suas obrigações profissionais no exercício da medicina. Quando finalmente conseguiu a oportunidade de disputar um match pelo título mundial contra Lasker, em 1908, sua melhor fase já havia passado e ele foi fragorosamente derrotado, pelo placar de 10,5 X 5,5 (8 vitórias de Lasker, 3 vitórias de Tarrasch e mais 5 empates).
Como um dos melhores teóricos da sua época, Tarrasch deixou, como parte do seu legado ao xadrez, algumas aberturas e variantes que levam seu nome, a exemplo da Defesa Tarrasch do Gambito da Dama e da variante Tarrasch da Defesa Francesa. 

Na partida a seguir, jogada na 16ª rodada do famoso torneio de Hastings de 1895, o GM alemão executa um vigoroso ataque na ala do rei, que obriga o grande tático Joseph Henry Blackburne a capitular. Confira: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1029300  


Siegbert Tarrasch (1862-1934)

Nenhum comentário:

Postar um comentário