segunda-feira, 7 de outubro de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - YAGO SANTIAGO


Para finalizar a nossa série de postagens baseada no e-book escrito pelo GM Rafael Leitão, intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, hoje iremos falar um pouco sobre a trajetória do último Grande Mestre da lista, o pernambucano Yago Santiago. Agora que nossos leitores já conhecem um pouco sobre a história e o estilo de jogo dessas 14 "feras" do tabuleiro, detentores da mais alta titulação do xadrez, esperamos que o legado deixado por eles possa servir de inspiração aos enxadristas amadores que desejam evoluir e melhorar o seu nível de entendimento na Arte de Caíssa. Boa sorte!


YAGO SANTIAGO


Nascido em 17 de abril de 1992, o pernambucano Yago de Moura Santiago aprendeu a jogar xadrez aos 8 anos de idade com o pai. No ano de 2009 ele foi campeão absoluto do Nordeste, após vencer o II Memorial Governador Miguel Arraes, também conhecido como Nordestão. No ano de 2010, o feito foi repetido.
Em 2012, após se tornar vice-campeão do Campeonato Sul-Americano de Xadrez Sub-20, realizado em Assunção, no Paraguai, Yago consagrou-se Mestre Internacional.
Em julho de 2017, depois de vencer o XVII Magistral Internacional Ciudad de Río Grande, na Argentina, Yago tornou se o 13 º brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez, após atingir 2500 pontos de rating, já que havia conquistado as 3 normas de GM necessárias à outorga do título.
Na lista de agosto de 2018, Yago é o enxadrista número 15 do Brasil.

Estilo de jogo:

Yago Santiago foge dos padrões tradicionais. Por ser muito criativo, pode inventar ideias novas mesmo em posições muito conhecidas. Ao contrário da maioria dos jogadores da nova geração, ele não se prende tanto à preparação por computador e não tem medo de seguir suas próprias convicções. Ele se destaca, ainda, por seu espírito de luta.

O que você pode aprender com ele?

As duas principais lições que podemos aprender com as partidas do GM Yago Santiago são criatividade e espírito de luta. Criatividade para seguir suas próprias ideias e não se preocupar em fugir dos padrões convencionais. Espírito de luta para jogar pela vitória mesmo contra enxadristas considerados mais fortes.


GM Yago Santiago (1992 -      )
   

FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário