terça-feira, 22 de outubro de 2019

ISLE OF MAN: O CASO DAS PARTIDAS "GÊMEAS"


A Ilha de Man (em inglês Isle of Man) é uma ilha que fica localizada no Oceano Atlântico, entre a Inglaterra e a Irlanda. Lá, anualmente, é realizado um tradicional torneio aberto de xadrez, que costuma atrair a presença de alguns dos mais fortes enxadristas do mundo. Este ano, o Aberto da Ilha de Man foi disputado entre os dias 10 e 21 de outubro, e ganhou ainda mais destaque por ter sido ser promovido pela FIDE, transformando-se em uma das rotas de qualificação para o Torneio de Candidatos de 2020. Pelo fato de ofertar uma vaga para o ambicionado Torneio de Candidatos, o aberto, que foi rebatizado de "Grand Swiss", contou com a participação de numerosos enxadristas da elite mundial, que foi encabeçada pelo n.º 1 do mundo, o Campeão Mundial Magnus Carlsen, num total de 119 inscritos. A premiação total do torneio, com pagamento de prêmios até a 30ª colocação, é de 433 mil dólares, sendo 70 mil dólares destinados ao campeão da prova.


"Grand Swiss": foto da 1ª rodada

O Campeão Mundial Magnus Carlsen marcou presença no torneio


Embora Carlsen tenha finalizado o torneio invicto, alcançando 101 partidas de invencibilidade e quebrando o recorde anterior, que pertencia ao chinês Liren Ding, o norueguês terminou apenas em 6º lugar, com 7,5 pontos em 11 possíveis. Para ver a classificação final do Grand Swiss, clique aqui: http://chess-results.com/tnr478041.aspx?lan=10&art=4&flag=30.

Um episódio curioso que ocorreu nesse torneio foi o caso das duas "partidas gêmeas" que foram jogadas na 8ª rodada. Hoje me deparei com um interessante texto escrito pelo GM Rafael Leitão, que fala sobre o episódio, o qual compartilho com os leitores do blog BM. Boa leitura!


Eu nunca tinha visto partidas gêmeas como essas...

      Por GM Rafael Leitão


Ontem terminou um dos torneios mais sensacionais dos últimos anos, jogado em Isle Of Man. Tivemos muitas partidas fascinantes e um ganhador surpreendente (Wang Hao). Mas nada do que eu vi nesse torneio pode ser comparado com o incrível caso das partidas gêmeas.
Eu me refiro às partidas Karjakin x Dreev e Shirov x Yu, jogadas LADO A LADO na oitava rodada. A posição foi idêntica até o lance 20. Até aí, tudo bem: muitas aberturas no xadrez se repetem. Mas não desse jeito - as pretas jogaram uma abertura pouco comum em nível alto, além disso as brancas fizeram uma novidade teórica e as pretas cometeram exatamente o mesmo erro em seguida. Coincidência ou uma vontade irresistível de dar uma espiadinha na partida do lado? Deixo para sua imaginação.
A situação foi tão inusitada que o árbitro decidiu mudar Shirov de lugar. Na minha opinião essa decisão foi totalmente absurda. Karjakin ganhou a sua partida contra Dreev, enquanto Shirov empatou com Yu Yangyi.


As partidas gêmeas de Isle of Man (ou Grand Swiss) 2019!


Essa não é a primeira vez que partidas gêmeas acontecem no xadrez de elite. O exemplo mais famoso foi no Interzonal de Gotemburgo, em 1955, em que os 3 jogadores da Argentina (Najdorf, Panno e Pilnik) jogaram a mesma variante contra seus adversários da URSS (Keres, Geller e Spassky).
A diferença é que as partidas trigêmeas foram propositais. Os argentinos analisaram exaustivamente e acharam que teriam sucesso surpreendendo os soviéticos, mas então aconteceu o que se chamou de "Tragédia Argentina", pois todos os 3 foram derrotados.
A ideia dos argentinos parecia estar refutada, até que, em 1958, um jovem de 15 anos encontrou um lance melhor para as pretas. Seu nome: Bobby Fischer. Graças a Fischer a "variante Gotemburgo" é considerada jogável até hoje (Nepomniatchi jogou a variante em 2019). É impressionante que as análises de um garoto de 15 anos, no final da década de 50, analisando sozinho, tenham sobrevivido aos poderosos computadores dos dias de hoje. Mas é claro: Bobby não era qualquer um.


E então amigo(a)s, gostaram do texto do GM Leitão? Como podemos notar, ele não consegue esconder sua admiração por Bobby Fischer, e sempre que pode encontra oportunidades de exaltar esse gênio dos tabuleiros. E quanto ao conceito de "partidas gêmeas"? Interessante, não? Na próxima publicação traremos mais informações a respeito desse tipo de partida, que não são tão raras quanto parecem... até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário