quarta-feira, 24 de julho de 2019

COPA BATALHA DE MENTES - RODRIGO WANDERLEY É CAMPEÃO!


Prezado(a)s amigo(a)s, foi disputado na noite de ontem o match final da Copa Batalha de Mentes de Xadrez Blitz! Depois de quatro partidas muito lutadas e repletas de emoção, Rodrigo Wanderley venceu Matheus Barbosa por 3 X 1 e sagrou-se o grande campeão do torneio!!
Todos nós que vínhamos acompanhando o desenrolar da Copa Batalha de Mentes já sabíamos que esse seria um embate muito duro, pois não foi à toa que Rodrigo e Matheus chegaram à final, por terem jogado melhor do que seus adversários nos momentos críticos. E, de fato, o confronto final correspondeu plenamente às nossas expectativas.


Rodrigo Wanderley, o Campeão da Copa Batalha de Mentes!


Vamos a um resumo do match: na primeira partida, jogando com as peças brancas, Rodrigo ganhou um peão no meio-jogo e na sequência procurou a simplificação da posição, ampliando sua vantagem material e convertendo-a em uma vitória tranquila. Na segunda partida, Matheus é que tinha as brancas, e desde o início tomou a iniciativa, vindo pra cima do adversário com tudo, na tentativa de igualar o placar. Dessa vez foi Matheus que ganhou um peão e entrou num final de torres completamente ganho, com um forte peão passado na coluna "e" que decidiu o jogo.

Com o placar igualado em 1 X 1, os jogadores partiram para o terceiro jogo, em que Matheus cometeu um erro e perdeu um peão ainda na abertura... Rodrigo aumentou a pressão sobre a posição inimiga, que acabou desmoronando graças à perda de um segundo peão. Com o lance 29. Cxf7+, Rodrigo forçaria mate em 3 lances, por isso Matheus foi obrigado a abandonar. Porém a partida mais eletrizante foi sem dúvida a quarta, que se mostrou a partida decisiva! Tendo que vencer para permanecer na disputa, Matheus novamente partiu para cima do seu oponente, mas num descuido acabou perdendo uma peça... apesar disso ele não desanimou e prosseguiu no ataque, dessa vez usando sua falange de peões para tentar abrir a posição adversária. Eis que quando menos se espera Rodrigo cometeu um grave erro, que levaria ao xeque-mate em dois lances, mas Matheus não viu!! Acompanhem comigo a posição crítica da quarta partida, no diagrama abaixo: 


Matheus Barbosa vs. Rodrigo Wanderley - 4ª partida da final


Na posição retratada no diagrama, Rodrigo, com uma peça a mais, acaba de mover seu cavalo da casa f6 para d5, atacando a dama branca. Neste momento, o mate era possível com 22. ...Dxf8+!, seguido de 23. Te8#. Porém Matheus jogou Dc5?, deixando passar a oportunidade de arrematar e de levar o match para o desempate na 5ª partida. Na sequência ele ainda conseguiu recuperar a peça perdida e ficar em vantagem, mas perto do final cometeu um erro crasso, entregando uma outra peça e dando a vitória a Rodrigo Wanderley! Parabéns aos dois finalistas e sobretudo ao Campeão Wanderley, pela merecida conquista!


Os 16 competidores da Copa Batalha de Mentes de Xadrez Blitz


E assim, meu amigos, encerramos a Copa Batalha de Mentes de Xadrez Blitz, torneio on-line em comemoração aos seis meses de criação do blog Batalha de Mentes, que acontecerá no dia 27 de julho, ocasião em que publicaremos uma matéria especial. Gostaria de agradecer aos 16 participantes do torneio, por terem abraçado essa ideia e me ajudado a realizar esse evento, o qual considero ter sido proveitoso para toda a comunidade enxadrística paraibana, tanto para os que jogaram a Copa quanto para os que a acompanharam. Depois de 15 matches e 56 partidas disputadas, o que nos resta é a satisfação por termos contribuído de alguma forma para a movimentação do xadrez local e para o estreitamento dos laços de amizade entre os enxadristas paraibanos. Obrigado a todo(a)s, um fraterno abraço e até breve!

6 comentários:

  1. Parabéns Batalha de Mentes pela iniciativa, como sugestão: Segunda Copa Batalha de Mentes no aniversário de um ano do Blog. SHOW DE CHESS!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Joaquim, obrigado pelo apoio. Sobre a sua sugestão, estou pensando na possibilidade de organizar um outro torneio, por ocasião do aniversário do blog, mas dessa vez seria um presencial. De qualquer forma sua sugestão é bem-vinda, irei pensar a respeito. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. No próximo, você dobra a meta e faz com 32 participantes, análogo ao número de peças do jogo, até chegar ao ápice de um evento com 64 jogadores, análogo ao número de casas do tabuleiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Ivanilsom, receio que essa tarefa da qual você está me incumbindo esteja acima das minhas possibilidades... mesmo assim, agradeço a sugestão. Abraço.

      Excluir
  4. Essa montagem com as fotos dos jogadores ficou legal!! Parabéns a todos os participantes do torneio
    e ao BM pela realização do evento. É um prazer, todos os dias, entrar no blog e navegar por notícias
    diversificadas sobre o xadrez. Continue, assim, alimentando bem o Batalha. Com certeza, ele crescerá
    forte e saudável! Abraço, amigo Jales! Céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Céu! Espero poder manter o blog em atividade por muito tempo, sempre contando com sua companhia assídua. Forte abraço!

      Excluir