quinta-feira, 25 de julho de 2019

MAIS UMA ENXADRISTA EXCEPCIONAL


Há dois dias, publicamos na Seção Memória uma matéria em homenagem a Judit Polgar, que é considerada a melhor jogadora de xadrez de todos os tempos. Hoje iremos falar a respeito de outra jogadora excepcional, cujo nome jamais poderá ser esquecido: Vera Menchik.


Vera Menchik, a primeira Campeã Mundial de Xadrez Feminino


Vera nasceu no dia 16 de fevereiro de 1906, e faleceu no dia 27 de junho de 1944, em Londres, na Inglaterra. Foi uma enxadrista tcheco-inglesa e a primeira campeã mundial pelo Campeonato Mundial Feminino de Xadrez.
Nascida em Moscou, de pai tcheco e mãe britânica, aprendeu a jogar xadrez aos nove anos de idade, com o pai. A família se mudou para a Inglaterra em 1921, e Vera venceu o Campeonato para Moças Britânicas daquele ano. No ano seguinte, se tornou pupila de Géza Maróczy, um dos melhores enxadristas do mundo no início do século XX.
Ela venceu o Campeonato Mundial Feminino em 1927, e defendeu com sucesso seu título em seis ocasiões. Nas disputas pelo título mundial feminino, Vera perdeu apenas um jogo, vencendo 78 e empatando 4. Em 1937, ela se casou com Rufus Henry Streatfeild Stevenson (1878-1943), editor da revista Xadrez Britânico (British Chess Magazine) e depois secretário honorário da Federação Britânica de Xadrez.


Vera Menchik jogando ao lado de Alekhine


Quando Menchik participou do torneio de Carlsbad, em 1929, Albert Becker, um mestre vienense, ridicularizou sua participação, propondo que qualquer enxadrista que fosse derrotado por ela deveria ser membro do Vera Menchik Club. O próprio Becker se tornou o primeiro membro. O Vera Menchik Club incluiu outros enxadristas famosos, como Jacques Mieses, Frederick Yates, Friedrich SämischMax Euwe e Edgar Colle. Esse lamentável episódio nos dá uma ideia do grau de menosprezo e preconceito que as mulheres tiveram que enfrentar ao adentrar o meio enxadrístico, um ambiente que sempre foi dominado pelos homens. Hoje, 90 anos depois desse incidente, é possível dizer que o preconceito contra as jogadoras do sexo feminino diminuiu, mas ainda persiste.

Olga, a irmã mais nova de Vera, também era uma enxadrista profissional. Enquanto Vera ainda estava reinando como campeã mundial, as duas irmãs e a sua mãe foram mortas por um foguete V-1, jogado sobre Londres pelo exército nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em sua homenagem, nos dias atuais o troféu para a equipe vencedora da Olimpíada Mundial de Xadrez é conhecido como Vera Menchik Cup.


FONTE: https://www.tabuleirodexadrez.com.br/vera-menchik.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário