sábado, 13 de julho de 2019

NOTÍCIAS DO CONTINENTAL DAS AMÉRICAS


Foi concluído na tarde de hoje o Campeonato Continental Absoluto das Américas 2019, um grandioso evento de xadrez, o mais importante do continente americano. A edição deste ano, a 14ª, foi disputada no período de 05 a 13 de julho, na cidade de São Paulo. O torneio contou com a presença de 219 jogadores de 16 países das três Américas, sendo 19 Grandes Mestres e muitos outros titulados.

De acordo com informações disponíveis no site Xadrez Total, "o  Campeonato Continental Absoluto das Américas é um evento oficial da 'Confederación de Ajedrez para América', CCA, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez e organizado pelas empresas Xadrez Total (AI Mauro Amaral), Zugzwang (OI AI FI CM Kaiser Mafra) e Xadrez do Brasil (OI FI Marcelo Pomar), em parceria com a CBX". A organização do evento ofereceu uma premiação total de 20 mil dólares (o equivalente a quase 80 mil reais!). Além disso, o Continental distribuiu normas e títulos, e classificou os quatro primeiros colocados para a Copa do Mundo de Xadrez.

Após 11 rodadas, quatro jogadores terminaram empatados com 8,5 pontos. Nos critérios de desempate, sagrou-se campeão o GM venezuelano Eduardo Iturrizaga, detentor do rating mais alto entre os participantes (2625). Com a vitória, o Campeão embolsou a quantia de 5 mil dólares (aproximadamente 19 mil reais)! O brasileiro melhor classificado na competição foi o GM Luís Paulo Supi, que ocupou a 6ª colocação, com 8,0 pontos.
Para se ter uma ideia do alto grau de competitividade do torneio, basta dizer que o melhor enxadrista brasileiro da atualidade, GM Rafael Leitão, terminou em 17º lugar, ao lado da lenda viva do xadrez brasileiro, GM Henrique Mecking (18º lugar), ambos com 7,5 pontos.
Quanto aos dois paraibanos que participaram da prova, MF Luismar Brito e Marcello Urquiza, estes finalizaram o torneio em 86º e 123º lugares, com 6,0 e 5,0 pontos, respectivamente. 

E por falar em Marcello Urquiza, em breve estaremos divulgando uma excelente notícia a respeito desse dedicado enxadrista, que tão bem representou o estado da Paraíba nessa competição de nível internacional. Aguardem!

Seguem algumas fotos do Continental, obtidas no perfil do Facebook do Diretor do torneio, AI Mauro Amaral. A classificação completa e outras informações podem ser encontradas na página do torneio, no site Chess Results: http://chess-results.com/tnr414199.aspx?lan=10&art=4&turdet=YES&flag=30&zeilen=99999











GM Eduardo Iturrizaga, o grande campeão do Campeonato Continental das Américas


Nenhum comentário:

Postar um comentário