quinta-feira, 18 de julho de 2019

PARAÍBA TERÁ UM NOVO MESTRE NACIONAL!


Em nossa postagem intitulada "Notícias do Continental das Américas" (https://batalhadementes.blogspot.com/2019/07/noticias-do-continental-das-americas.html), publicada há 5 dias atrás, anunciamos que em breve estaríamos divulgando uma excelente notícia a respeito do enxadrista Marcello Urquiza, que esteve disputando aquela grandiosa competição. Pois bem, é chegado o momento de revelarmos que notícia é esta, se bem que, a essas alturas, tal informação já deve ter chegado ao conhecimento de toda a comunidade enxadrística paraibana, uma vez que foi amplamente difundida nos grupos de whatsapp e em outros canais de comunicação. Porém, como eu sempre costumo dizer, "em se tratando de xadrez, divulgação nunca é demais"!

A ótima notícia é que Urquiza, que é natural do estado de Pernambuco mas é federado pela Paraíba, conquistou o direito de requisitar à CBX o título de Mestre Nacional de Xadrez, após ter alcançado a pontuação de 5,0/11,0 no Continental das Américas! Realmente esse é um feito que merece toda a divulgação possível, e saber que nosso estado em breve contará com mais um titulado no seu rol de enxadristas é algo muito positivo, que nos traz grande satisfação!

De acordo com informações prestadas pelo próprio Urquiza, o regulamento do Continental previa que os jogadores que tivessem atingido ao menos 50% dos pontos no torneio (ou seja, 5,5 pontos) obteriam o direito de requerer o título de MN. No entanto, antes do início da 9ª rodada, o Diretor da competição, Mauro Amaral, comunicou aos participantes que haveria uma flexibilização nessa regra, de modo que os jogadores que conseguissem marcar 50% dos pontos a partir daquela rodada também fariam jus ao título. Essa alteração no regulamento beneficiou Urquiza, que depois de muita luta, ao enfrentar vários adversários titulados, conseguiu atingir a pontuação exigida para se tornar um futuro Mestre Nacional!


Marcelo Urquiza em ação no Continental das Américas 2019


Marcello Urquiza também nos relatou suas impressões acerca do torneio e do seu desempenho. Segundo ele, a organização do evento foi impecável, tendo sido utilizadas duas salas para acomodar os participantes: uma para as 35 primeiras mesas, com tabuleiros DGT e transmissão das partidas em tempo real, e outra sala para as mesas restantes.
A respeito de sua atuação, Urquiza declarou que pode dividir o torneio em duas fases: a 1ª fase, que se estendeu da primeira à quinta rodada, com nosso colega logrando vitórias importantes contra fortes oponentes e conquistando uma boa margem de pontos (3,5/5,0), e a 2ª fase, que começou na sexta e foi até a décima primeira rodada, quando ele teve resultados adversos, após passar por uma certa instabilidade psicológica motivada pelo fato de não ter conseguido arrematar algumas partidas nas quais esteve em vantagem.
  

Os amigos Urquiza, Joaquim de Deus e Christian, durante um dos intervalos do torneio


Ainda assim, apesar de a segunda fase da competição ter sido bem sofrida para Urquiza, não há dúvida de que essa foi uma experiência extremamente gratificante para ele, pois, no final das contas, além de ter ganho mais experiência e de ter somado 16 pontos ao rating, seu objetivo de alcançar a pontuação mínima para se tornar um Mestre Nacional foi concretizado!
Ao ser questionado sobre a sensação de finalizar o torneio tendo a possibilidade de ser contemplado com o título de MN, Urquiza respondeu que na ocasião sua alegria não fora plena, porque ele ficara irritado com a derrota que havia sofrido em uma partida na qual esteve completamente ganho (a partida contra Enzo Federzoni, na 9ª rodada), mas agora, passada a irritação do momento, ele afirmou estar muito feliz com a conquista.  

Parabenizamos o colega Marcello Urquiza pela consecução desse importante êxito para o seu currículo, que foi alcançado com méritos, afinal, dos 11 adversários que ele enfrentou no Continental, 9 tinham rating superior ao seu, o que mostra o quão difícil foi essa verdadeira prova de fogo! Agora que o título de MN já foi requisitado à CBX, basta aguardar a homologação do mesmo, fato que pretendemos noticiar aqui. Bravo Urquiza, estamos orgulhosos de você!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário