segunda-feira, 29 de julho de 2019

XADREZ E FILATELIA


Filatelia é o estudo de selos postais e dos materiais relacionados a eles.

De acordo com uma matéria da revista Super Interessante, a origem etimológica da palavra deriva “do grego philos (amor fraterno) e alethéia (livre de encargo ou imposto). Antes dos selos serem inventados, o destinatário da carta efetuava o pagamento na hora de colocar as mãos nela. Depois, claro, todo mundo passou a amar receber as coisas sem ter que ser o responsável por pagar pela entrega. Por isso, em 1864, Georges Herpin sugeriu a palavra francesa 'philatélie' para a área que começava a se destacar na época”.

Com o passar do tempo, o xadrez passou a receber inúmeras homenagens das empresas de Correios de muitos países, que lançam selos sobre o tema do xadrez em si e selos com a imagem dos grandes jogadores e dos campeões mundiais, como estes que vemos a seguir:
  







Aqui no Brasil, a enxadrista Kathiê Goulart Librelato recebeu uma homenagem semelhante e teve sua imagem transformada em selo pelos Correios, em 2014. Naquele ano, Kathiê obteve importantes conquistas: além do título no Campeonato Brasileiro Sub 20, a enxadrista catarinense, na época com 16 anos, garantiu o ouro no JASC/2014, ganhou três outros na OLESC/2014 (xadrez rápido, blitz e xadrez pensado), foi campeã do Festival Catarinense da Juventude (FECAJ)/2014 e campeã estadual feminina/2014 na categoria adulta.




Por fim, aqui vai uma curiosidade sobre o ex-Campeão do mundo Anatoly Karpov: ele é um fanático colecionador de selos, e conta-se que em certa ocasião chegou a gastar 60 mil dólares para comprar um selo raríssimo! Quanta excentricidade, hein amigos?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário