sábado, 6 de julho de 2019

O MATE DE PHILIDOR


Existe no xadrez um padrão de mate muito bonito, conhecido como "Mate de Philidor". 
Lembro-me que vi esse mate pela primeira vez no livro Tactica del medio juego, de autoria do GM russo Igor Bondarewsky (1913-1979), que foi o segundo livro de xadrez que comprei na minha vida (o 1º foi o Xadrez Básico, de D'Agostini).

Na época, eu, que estava me iniciando nos estudos de xadrez, fiquei impressionado com a beleza do sacrifício de dama, como também com o lance final, que desfere o mate contra o impotente rei encurralado no canto do tabuleiro. A posição do livro de Bondarewsky é exatamente esta:




Neste momento, cabendo o lance às peças brancas, elas jogam 1. Cf7+. A resposta das negras é forçada: 1. ...Rg8, pois se Txf7 segue 2. Dxc8, com mate no lance seguinte.
Depois de Rg8, agora vem a sequência forçada que culmina no xeque-mate: 2. Ch6+ (xeque duplo) Rh8 3. Dg8+! Txg8 4. Cf7++.


Mate de Philidor - Posição final


Que posição magnífica, meus amigos! Depois da entrega da dama, as brancas dão mate ao rei "asfixiado" com um mísero cavalo, enquanto as poderosas dama e torre negras, ainda no tabuleiro, apenas assistem passivamente seu monarca ser executado, sem nada poderem fazer para ajudá-lo! Como é belo e surpreendente o xadrez!!

2 comentários: