terça-feira, 23 de julho de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Há 43 anos, no dia 23 de julho de 1976, nascia na Hungria aquela que se tornaria a melhor enxadrista de todos os tempos, GM Judit Polgar, a quem queremos dirigir nesta data especial as nossas mais efusivas felicitações!


A bela (e também fera!) Judit Polgar


Se junto à comunidade enxadrística mundial ainda paira a dúvida sobre quem foi o melhor jogador de todos os tempos, Fischer ou Kasparov, tal dúvida não existe em relação a Judit Polgar: ela ostenta o título de melhor jogadora de forma soberana. Aliás, na minha opinião, Judit pode ser considerada um verdadeiro fenômeno: ela foi a ÚNICA mulher na história do xadrez que conseguiu competir de igual para igual com os homens da elite mundial!

Como todo prodígio do xadrez, a ascensão de Judit foi meteórica: após ter aprendido a jogar aos cinco anos de idade, em 1988 a caçula das irmãs Polgar tornou-se a primeira mulher a vencer o Campeonato Mundial na categoria sub-12, um feito ainda não superado. Em 1991, aos 15 anos, com sua vitória no Campeonato Húngaro de xadrez, Judit sagrou-se a mais jovem Grande Mestre da história à época, quebrando o recorde que pertencia ao lendário Bobby Fischer!


A adolescente Judit Polgar


Em 1994, Judit se envolveu em uma polêmica com o "Ogro de Baku", Garry Kasparov. Vejamos como o GM Rafael Leitão narra esse episódio em seu site:

"Um fato marcante de sua carreira é a relação estremecida que sempre teve com Garry Kasparov. Tudo começou em Linares, em 1994, quando Kasparov realizou uma jogada proibida, voltando o cavalo de um lance perdedor, mesmo já tendo largado a peça no tabuleiro. A enxadrista, de apenas 17 anos, declarou mais tarde que teve receio de reclamar já que estava apenas no início de sua carreira e seu adversário era um campeão mundial, mas um vídeo da partida comprovou a irregularidade e, ainda durante o torneio, Judit tirou satisfações com Kasparov, que se limitou a afirmar publicamente que estava com a consciência tranquila.
Mas os embates entre os dois ainda teriam outros capítulos e o sempre polêmico Kasparov até mesmo se utilizou do fato de Polgár ser uma mulher para menosprezar sua ascensão, chegando a dizer que o lugar de uma mulher era cuidando dos filhos.
No entanto, a grande dama do xadrez mundial ainda infligiria um duro golpe a Garry Kasparov, derrotando-lhe em 2002, no Match de Rápidas Rússia contra o Resto do Mundo, ocasião em que pela primeira vez na história do xadrez a número 1 feminina venceu oficialmente o número 1 masculino. Verdade seja dita, o escore do Kasparov contra a Judit é amplamente favorável ao russo*. Mesmo assim é preciso destacar o feito da nossa heroína".
 
Exibindo um estilo de jogo agressivo, Polgar não apenas foi capaz de derrotar o arrogante Kasparov: ela detém em seu currículo vitórias contra grandes nomes do xadrez mundial, a exemplo de Smyslov, Spassky, Karpov, Topalov, Anand e Karjakin. Dentre os melhores jogadores brasileiros, Judit já teve oportunidade de superar Mecking, Milos e Leitão. O ápice da carreira de Judit Polgar ocorreu no ano de 2005, quando ela atingiu seu rating máximo, 2735 pontos no ritmo clássico, situando-se entre os 10 melhores enxadristas do planeta!




Um detalhe interessante é que aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de Esperança, no agreste paraibano, Judit tem na pessoa de Joaquim Virgolino Filho um grande admirador e um amigo. A admiração de Joaquim pela Grande Mestra húngara é tão profunda que ele chegou a batizar sua filha, hoje com 12 anos de idade, com o nome de Judit Polgar Virgolino, em homenagem a essa extraordinária enxadrista!


Joaquim e Judit Polgar Virgolino, de Esperança-PB


Infelizmente, em 2014 Judit Polgar anunciou sua aposentadoria, aos 38 anos de idade, alegando como motivo a necessidade de se dedicar ao marido e aos dois filhos. Sua última participação como jogadora se deu na Olímpiada de Xadrez de Tromso, realizada na Noruega em agosto de 2014, ocasião em que integrou a equipe da Hungria. A partir de 2015, ela passou a atuar como treinadora de xadrez, tendo inclusive treinado a equipe olímpica do seu país.

É uma pena que Judit tenha se afastado das competições, sem dúvida nosso esporte perde muito com sua ausência. No entanto, temos plena convicção de que o que ela já fez e conquistou no xadrez durante a sua carreira é suficiente para colocá-la no seleto grupo dos melhores enxadristas da história, de onde o seu nome jamais será retirado! Parabéns, GM Judit Polgar! Viva a eterna rainha do xadrez!!


* Russo: Em seu artigo sobre Judit Polgar, o GM Rafael Leitão chama Kasparov de russo, cometendo portanto um equívoco, já que Kasparov nasceu no Azerbaijão, e não na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário