sexta-feira, 19 de julho de 2019

COPA BATALHA DE MENTES - MATHEUS NA FINAL!


Já dizia o genial Capablanca: "Um bom jogador sempre tem sorte". Ao que tudo indica o campeão cubano estava certo, a julgar pelo desenrolar do match entre Matheus Barbosa e Wagner Torres, válido pela segunda semifinal da Copa Batalha de Mentes de Xadrez Blitz.

O duelo foi travado na noite da última quarta-feira, e, como não poderia deixar de ser, foi marcado por muitas emoções, erros inacreditáveis e reviravoltas surpreendentes. A primeira partida foi bem curiosa: a primeira troca de peões só veio ocorrer no lance 34! Depois de chegarem a um final de bispos de cores opostas e vários peões, com posição bloqueada e sem possibilidades de ganho, os dois contendores acordaram um empate na jogada n.º 64. 

Na segunda partida, jogando de brancas, Matheus fez uso do temido Gambito da Dama. Depois de Wagner ter entregue um peão aparentemente sem motivo no 5º lance (teria ele sido "traído" pelo mouse?), Matheus conquistou uma clara vantagem. Mas ele não soube aproveitá-la e cometeu imprecisões, e com isso Wagner recuperou o peão e obteve um forte peão passado na coluna "a", que se mostrou decisivo.

A terceira partida foi a mais dramática! Se Wagner vencesse ele conquistaria a ambicionada vaga na final, pois estava liderando a disputa por 1,5 X 0,5. E de fato ele esteve bem perto de vencê-la! À altura do lance 28, o programa Stockfish indicava uma vantagem de +4.7 para Wagner, mas nesse momento crucial teve início um festival de erros incríveis! Só vendo para crer meus amigos, acompanhem comigo no diagrama abaixo:


Wagner Torres vs. Matheus Barbosa - 3ª partida da semifinal
  

Na posição do diagrama, Wagner jogou o decisivo 29. e5, atacando a dama em f6 e a torre em a8 ao mesmo tempo. Eis que Matheus responde com o horrível 29. ...Dd8??, entregando a dama! Porém Wagner não percebe o erro e na sequência joga 30. Bxa8??, pendurando a torre em d1! Matheus, por sua vez, não aproveita o erro do adversário e joga 30. ...Dxa8??, deixando a vantagem escapar novamente! A partida prosseguiu com 31. e6 Tg8 (ameaçando mate em g2) 32. De5+ (a partir dessa posição o Stockfish registra mate em 18 lances!!) Tg7 33. e7?? (que trágico!) Dxg2 mate! E foi assim que, ao aplicar esse xeque-mate improvável, Matheus conseguiu vencer uma partida completamente perdida e ganhou novo ânimo para continuar a luta, ao igualar o placar em 1,5 X 1,5!

Aparentemente Wagner não se deixou abater pela derrota imerecida, e na 4ª partida criou dificuldades para seu jovem oponente mesmo com uma qualidade a menos. Entretanto, algumas trocas de peões abriram espaço para o poderoso par de torres de Matheus, que acabou desfechando um novo xeque-mate no rei de Wagner, decidindo o confronto pela contagem de 2,5 X 1,5... que embate eletrizante, senhoras e senhores!! 


Matheus Barbosa, o segundo finalista da Copa Batalha de Mentes!


Com essa vitória regada a uma boa dose de sorte, Matheus Barbosa conquista a segunda vaga na final da Copa Batalha de Mentes, em que irá enfrentar o enxadrista Rodrigo Wanderley. Wagner Torres, que como bom cavalheiro felicitou seu adversário pela vitória após o término do match, merece os parabéns pela sua atuação, já que por muito pouco não passou para a final. Parabéns ao Matheus e que a sorte, sua grande aliada na semifinal, esteja ao seu lado também na final. Voltaremos em breve com notícias sobre a final da Copa, até lá!
 

5 comentários:

  1. Não sabia dessa dama de graça! Entretanto blitz é assim mesmo, parabéns Matheus! E

    ResponderExcluir
  2. Na segunda soltei o peão na casa errada. Pretendia jogar b6

    ResponderExcluir
  3. Incrível sequência de "interrogada"!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, meu amigo Wagner. No xadrez relâmpago os erros são muito frequentes, porque pressionados pelo apuro de tempo acabamos "cegando"... é normal. Mesmo assim sua atuação merece elogios, porque você encarou um forte oponente de igual para igual. Parabéns!

    ResponderExcluir