segunda-feira, 22 de julho de 2019

JAMAIS INCOMODE SEU ADVERSÁRIO


O interessante relato abaixo, de autoria do GM Rafael Leitão, nos chama atenção para o cuidado que devemos ter no sentido de não molestar ou incomodar nosso adversário durante uma partida, principalmente quando for a vez dele pensar. Com a palavra, o GM Leitão:


"Muita gente acha que xadrez é um jogo pacífico e que nunca tem confusão. Será que é verdade? 
Em 1998 eu joguei um torneio em Bermudas que foi inesquecível por ter jogado a melhor partida da minha carreira e conseguido minha última norma de grande mestre. Mas me lembro também de um episódio muito curioso. 
Estavam se enfrentando o MI Jorge Zamora (que agora se chama Jorge Sammour-Hasbun) e o MI alemão Michael Bezold.
Zamora era lutador de wrestling* e uma montanha de músculos. Bezold me lembrava o Drago* de Rocky IV, um dos filmes prediletos da minha infância. Desde criança eu morria de medo dele, talvez isso explique eu ter jogado tão mal e perdido nossa partida na primeira rodada.
Alguns jogadores de xadrez tem a mania de falar 'j’adoube' ao arrumarem as peças. É um termo francês semelhante a um 'com licença'. 
Mas uma das regras básicas do xadrez é: nunca incomode o seu adversário quando for a vez dele de pensar. E eis que Bezold/Drago manda j’adoube a torto e a direito, sempre na vez do Zamora. 
Lá pras tantas, para meu espanto (eu estava jogando do lado), o lutador de wrestling disse: 'Se você tocar nas peças de novo, a gente vai conversar lá fora'. 
Enquanto eu já me animava imaginando a carnificina que poderia acontecer, Drago teve juízo e parou de tocar nas peças quando não era seu lance. Realmente uma pena.

Moral da história?

Nunca toque nas peças quando for o lance do seu adversário. Também não peça para ver a planilha dele, não ofereça empate, não ofereça chocolate, não faça NADA quando for a vez do seu adversário jogar. 
Essas regras são atemporais. Aqui no Continental aconteceu de novo. Parece que um enxadrista foi oferecer uma água para o outro enquanto ele pensava e a coisa não prestou".


 


Rafael Leitão, como sempre costuma fazer, compartilha conosco mais uma história retirada da sua vivência como enxadrista profissional... obrigado pelo conselho, GM Leitão!


* Wrestling: Modalidade de arte marcial, também conhecida como luta livre. 
* Drago: Personagem do cinema interpretado pelo ator sueco Dolph Lundgren.

Nenhum comentário:

Postar um comentário