sábado, 31 de agosto de 2019

ALEKHINE, O MAIOR DE TODOS


Estou convencido de que o quarto Campeão Mundial de xadrez, Alexander Alekhine, foi o maior jogador de ataque de todos os tempos! O próprio Kasparov ratifica essa opinião, ao afirmar, em seu livro Aprenda xadrez com Garry Kasparov, que Max Euwe "havia jogado mais de 70 partidas contra o maior de todos os magos do ataque, Alexander Alekhine".


Alexander Alekhine, o mais talentoso jogador de ataque da história


Frequentemente, Alekhine escolhia seus lances com o objetivo de explorar os recursos táticos da posição, conseguindo assim executar ataques espetaculares. Sua visão combinatória era extraordinária, simplesmente incomparável. A visão combinatória, como o próprio nome indica, é a capacidade que o enxadrista tem de enxergar as combinações e os golpes táticos durante a partida. Na posição do diagrama mostrado abaixo, Alekhine foi capaz de realizar uma verdadeira obra de arte, que revela todo o seu potencial ofensivo.


Alekhine - Feldt
Tarnopol, 1916



Vamos examinar a posição do diagrama, uma típica posição de meio-jogo: o material está igualado, e, com exceção da debilidade do peão atrasado de e6, parece que as negras não têm muito com o que se preocupar. Nesse momento, porém, Alekhine dá início a uma combinação arrasadora, que termina a partida rapidamente.

1. Cf7!! Rxf7 2. Dxe6+!! Rg6 (Se 2. ...Rxe6 3. Cg5 mate) 3. g4! Be4 4. Ch4 mate.

Um ataque sensacional, característico do estilo profundo e imaginativo do Grande Mestre russo. E o que torna essa combinação ainda mais admirável é o fato de ela ter sido produzida durante uma sessão de simultâneas às cegas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário