terça-feira, 6 de agosto de 2019

DICA PARA O FINAL - I


Tendo em vista que nosso blog é visitado por enxadristas iniciantes, que almejam se aprimorar no estudo do jogo, resolvemos publicar a partir de hoje, periodicamente, dicas sobre as três fases da partida de xadrez: abertura, meio-jogo e final. Essas dicas também serão úteis para os professores de xadrez, que poderão repassá-las para os seus alunos.

A dica de hoje é sobre a fase final. Se você estiver jogando um final de jogo e o adversário tiver um cavalo, tome cuidado para não sofrer um ataque duplo de cavalo que possa capturar uma peça ou peão do seu lado, uma situação que ocorre com bastante frequência na prática enxadrística. Para nos prevenirmos contra essa situação, é preciso conhecermos um detalhe curioso a respeito do movimento do cavalo: quando está situado numa casa branca, qualquer que seja ela, o próximo movimento do cavalo será sempre para uma casa escura, e vice-versa. Observem o diagrama abaixo:




Na casa onde está posicionado (d5), uma casa branca, o cavalo ataca 8 casas, todas escuras.
A partir dessa observação a respeito do movimento do cavalo, podemos concluir que essa peça só pode atacar casas de uma única cor de cada vez, daí o segredo para não levar um ataque duplo do cavalo consiste em manter as peças que podem ser atacadas em casas de cores diferentes entre si. Vejamos um exemplo:




Na posição do diagrama anterior, as negras acabaram de jogar Cc6, dando xeque ao rei adversário. O jogador das brancas, que tem a vantagem da qualidade, precisa tomar cuidado ao escolher seu próximo lance. Como possuem uma torre e um peão em casas claras, o rei deverá ser movido para uma casa escura, ficando a salvo do ataque duplo. Se agora as brancas jogam Rd3?? ou Rc4??, movendo o rei para casas claras, seguiria Ce5+, ganhando a torre. Se jogam Rd5?, seguiria Cb4+, ganhando o peão de a2. Por isso, o melhor lance para as brancas é Rc5, colocando o rei numa casa escura para livrá-lo do duplo e ao mesmo tempo apoiar o avanço do peão "a", que em breve será promovido, decidindo a luta.

Espero que tenham gostado da dica, até a próxima!

4 comentários:

  1. Parabéns Mestre, BM sempre inovando com conteúdos enriquecedores para nós leitores. SHOW DE CHESS!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, maestro. Espero que a dica seja útil para suas aulas. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Jales! Amei a dica. Valiosa pra essa humilde capivara. Tudo bem explicadinho, do jeito
    que eu gosto. Continue com essas ótimas dicas. Abraço! Céu

    ResponderExcluir