domingo, 18 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - ALEXANDR FIER


Prezado(a)s amigos(a)s, já que na nossa publicação anterior falamos a respeito do primeiro enxadrista brasileiro a conquistar o ambicionado título de Grande Mestre, que foi o gaúcho Henrique da Costa Mecking (Mequinho), resolvemos aproveitar o conteúdo do e-book de autoria do GM Rafael Leitão, intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, e a partir de hoje iremos trazer para os leitores, diariamente, o que o GM Leitão escreveu em seu livro sobre cada um desses 14 expoentes máximos do enxadrismo nacional.

Ao apresentar cada um deles, adotaremos o mesmo critério adotado pelo GM Leitão em seu livro, que foi o critério de ordem alfabética do nome do jogador. Dessa forma, o primeiro da nossa lista será o Grande Mestre Alexandr Fier. Seguem abaixo as considerações contidas sobre Fier no e-book supracitado:


ALEXANDR FIER


Natural de Joinville, Santa Catarina, iniciou sua carreira muito jovem, vencendo o Campeonato Paranaense sub-10 logo aos 6 anos de idade. Ainda nas categorias de base, destacou-se pelo vice-campeonato mundial sub-10 em 1998, disputado na Espanha.
Com 16 anos alcançou o título de Mestre Internacional e dois anos mais tarde o de Grande Mestre, tornando-se o segundo mais jovem brasileiro a atingir tal feito. Ele passou a ser o enxadrista nº 1 do Brasil em 2009, quando atingiu a posição 95 no ranking mundial. Fier é o atual campeão brasileiro* e na lista da FIDE de agosto de 2018 ele é o número 4 do Brasil.
Atualmente o jogador vive em Tbilisi, na Geórgia, com sua esposa, a também enxadrista Nino Maisuradze, e o filho do casal, o pequeno Viktor Fier. A mudança de endereço permite que Fier seja o enxadrista brasileiro mais atuante nos torneios internacionais, especialmente os europeus.


Estilo de jogo:

Dono de um estilo de jogo denominado "caótico" por ele próprio, é conhecido carinhosamente por seus fãs como “No Fier", que em inglês significa “sem medo”. O GM gosta de tomar muitos riscos durante a partida e se sente bastante à vontade em posições muito complexas taticamente. Além disso, ele possui uma excelente preparação teórica e sabe utilizar muito bem a tecnologia para ajudar na preparação de abertura.

O que você pode aprender com ele?

A principal lição que você pode extrair do estilo de jogo de Alexandr Fier é justamente nunca se deixar guiar pelo medo da derrota.
O pessimismo na hora de uma partida pode levá-lo a cometer erros de julgamento, portanto, coragem na hora de arriscar! Mas não é só. É preciso também não se deixar abalar por uma derrota. Por isso, se durante um torneio você perder uma partida, tente esquecer e não deixe que esse deslize influencie a qualidade do seu xadrez no restante da competição.



GM Alexandr Fier (1988 -    )

* No ano em que o livro do GM Rafael Leitão foi escrito (2018), Alexandr Fier era o Campeão Brasileiro de Xadrez.


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.

2 comentários:

  1. Muito legal essas matérias diversificadas sobre xadrez e enxadristas postadas aqui. Tudo que é
    preciso para aumentar os conhecimentos de uma capivara..rsrs.. Avante, Batalha! Abraço, amigo Jales!
    Céu

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, amiga Céu! Se queremos progredir no xadrez, devemos aprender com os jogadores que já estão em um nível mais avançado que o nosso. O propósito dessa série de postagens sobre os 14 GMs brasileiros é justamente esse! Um abraço.

    ResponderExcluir