quarta-feira, 21 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - DARCY LIMA


É chegado o momento de apresentarmos aos leitores deste blog o 3º jogador da lista de 14 GMs presentes no e-book intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, de autoria de Rafael Leitão. 
Trata-se do GM Darcy Lima, atual Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Apesar de a gestão do GM Darcy à frente da CBX estar sendo fortemente criticada por boa parte da comunidade enxadrística nacional nos últimos tempos, procuraremos aqui focalizar apenas o seu perfil enquanto jogador, e não enquanto dirigente. Feito esse importante esclarecimento, vejamos o que tem a dizer sobre ele o GM Rafael Leitão em seu livro:


DARCY LIMA


Darcy Lima (Rio de Janeiro, 1962) conquistou o título de Mestre Internacional em 1989 e o título de Grande Mestre no ano de 1997.
No ano de 2003 ganhou o título de campeão brasileiro absoluto de xadrez pela terceira vez, sendo apontado pelo site russo Chess Siberia como o melhor jogador de xadrez de setembro daquele ano. Além de ter representado o Brasil em várias Olimpíadas, ele se classificou para a Copa do Mundo de Xadrez nos anos de 2000, 2004, 2005 e 2007.
Atualmente Darcy é presidente da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX. A função administrativa não afastou o GM dos tabuleiros, que ainda compete, embora em menor intensidade. Ele aparece como o número 6 do Brasil na lista de rating de agosto de 2018.

Estilo de jogo:

Darcy Lima tem um grande conhecimento dos clássicos e, além disso, destaca-se por ter ideias originais e ser um jogador criativo posicionalmente. Ele não segue um repertório de aberturas padrão e não se apega a nenhuma tendência. Joga aberturas originais, podendo inventar bastante nessa fase da partida.

O que você pode aprender com ele?

O jogo do GM Darcy Lima mostra que para jogar bem xadrez não é preciso estudar exageradamente aberturas ou seguir a "moda" nessa fase do jogo.
O GM mostra a importância de conhecer os modelos clássicos e testar ideias criativas.


GM Darcy Lima (1962 -       )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário