domingo, 11 de agosto de 2019

GRANDES MESTRES QUESTIONAM REGRA DA CBX


Amigo(a)s, quero deixar claro que não tenho a intenção de transformar este blog em um espaço para discussão da política do xadrez, porque este não é nem nunca será o nosso objetivo. Por outro lado, entendo que algumas decisões que vêm sendo tomadas pela cúpula da entidade máxima do xadrez nacional (CBX) são tão estapafúrdias e inúteis que precisam ser conhecidas por toda a comunidade enxadrística brasileira, para que todos saibam o quanto estamos sendo mal representados pela dita entidade!

Recentemente, chegou ao nosso conhecimento que alguns enxadristas brasileiros de primeira categoria, dentre eles 6 Grandes Mestres, publicaram uma carta aberta, na qual questionam uma regra anunciada pela CBX para estabelecer um dos critérios de escolha dos enxadristas da equipe masculina que irão disputar as Olímpiadas de Xadrez de 2020, na Rússia. Esse critério, que está sendo designado como “Regra dos 30 anos”, determina que dois dos cinco integrantes da equipe olímpica masculina deverão ter menos de 30 anos de idade, um critério completamente sem sentido, que, ao invés de ajudar, somente atrapalha a formação da equipe olímpica!

Insatisfeitos com tal critério, alguns enxadristas da elite nacional encaminharam um e-mail para a Diretoria da CBX, solicitando a revogação da polêmica regra. No entanto, após meses terem se passado, ao que tudo indica o referido e-mail foi simplesmente ignorado pelos mandatários da CBX, que até o presente momento não deram qualquer resposta aos interessados, numa clara demonstração de desprezo e falta de consideração para com alguns dos principais jogadores do país!

Após essa atitude desrespeitosa da CBX, os Grandes Mestres Rafael Leitão, Krikor Mekhitarian, Evandro Barbosa, Felipe El Debs, Yago Santiago e Everaldo Matsuura, além dos Mestres Internacionais Diego Di Berardino, Roberto Molina, Renato Quintiliano, Jorge Bittencourt e do MF Armen Proudian, divulgaram uma carta aberta, na qual ameaçam não disputar as Olimpíadas de Xadrez de 2020 caso o critério relacionado à idade não seja retirado até o dia 15 de setembro de 2019. O GM Rafael Leitão publicou um artigo em seu site, no qual expôs toda a sua indignação e descontentamento contra mais essa decisão arbitrária da desastrada (para não dizer desastrosa) atual gestão da CBX. 

Segue abaixo o link para acesso ao artigo do GM Leitão: https://rafaelleitao.com/grandes-mestres-regra-olimpiada-brasil/?fbclid=IwAR1Mx32VUcK8tvubDdPzNg8DHj67ABmhBlgWjwk8Vgwo4ds-eam0TiKznw

Peço a todos que leiam e compartilhem a carta aberta dos nossos GMs, para que eles saibam que podem contar com nosso apoio nessa cruzada contra o autoritarismo e os retrocessos que têm marcado as decisões da entidade máxima do xadrez brasileiro! Muito obrigado!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário