terça-feira, 13 de agosto de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Há exatos 35 anos, falecia o Grande Mestre e ex-Campeão Mundial Tigran Vartanovich Petrosian, nascido na Geórgia, mas de ascendência armênia. Petrosian foi sem dúvida um enxadrista completo, que dominou todos as facetas do jogo. Tinha a fama de ser um grande jogador defensivo, que se preocupava em adotar procedimentos profiláticos, mas era também um exímio conhecedor do jogo tático.
Muitas de suas partidas revelam um profundo entendimento dos conceitos estratégicos, de modo que só os jogadores de nível mais avançado conseguem apreciá-las devidamente.


Tigran Petrosian (1929-1984)


De acordo com a opinião de numerosos Grandes Mestres e jogadores que tiveram a oportunidade de enfrentá-lo no tabuleiro, Petrosian foi o jogador mais difícil de ser derrotado na história do xadrez, conforme atesta Yasser Seirawan em seu livro Duelos de xadrez: minhas partidas com os Campeões Mundiais. Ele é detentor de recordes impressionantes: em dez Olimpíadas de xadrez disputadas com a equipe da União Soviética, entre os anos de 1958 e 1978, Petrosian obteve o histórico de 78 vitórias, 50 empates e uma única derrota! Além disso, ele conseguiu passar pelos torneios interzonais e de Candidatos de 1961-1962 sem ter perdido nenhuma partida, sendo o único enxadrista da história a conquistar tal façanha!


Petrosian coroado Campeão Mundial de Xadrez


Tigran foi proclamado Campeão Mundial em 1963, após derrotar Mikhail Botvinnik em um match, pelo placar de 12,5 X 9,5. Em 1966, ele defendeu seu título com êxito contra o desafiante Boris Spassky, vencendo-o pelo contagem mínima de 12,5 X 11,5, mas em 1969 perdeu a coroa para o mesmo Spassky, depois de perder o segundo match jogado entre ambos por 12,5 X 10,5. Mesmo depois da perda do título mundial, Petrosian permaneceu na elite do xadrez internacional, conquistando muitas vitórias em torneios e participando das disputas válidas pelo ciclo do Campeonato Mundial (zonais, interzonais e Torneios de Candidatos).

Infelizmente, no dia 13 de agosto de 1984, o mundo perdeu esse brilhante jogador, que faleceu precocemente, aos 55 anos de idade, vitimado por um câncer. No entanto, seu legado permanece vivo entre os amantes da Arte de Caíssa, sendo valorizado sobretudo por aqueles que admiram o jogo estratégico e de manobras posicionais. Alguns dos melhores jogadores da história, a exemplo de Karpov e Kasparov, reconhecem a importância que teve Petrosian para o desenvolvimento do pensamento enxadrístico, por isso ele continuará merecendo a admiração e o reconhecimento das atuais e das futuras gerações de enxadristas. Salve, Tigran Petrosian!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário