A comunidade enxadrística internacional recebeu no dia de hoje, 26 de agosto de 2019, a notícia do falecimento do Grande Mestre Pal Benko. Ele estava com 91 anos de idade, e a causa de sua morte não foi divulgada.
Pal Benko no Interzonal de Amsterdã (1964) |
Pal Charles Benko nasceu na França, em 1928, mas seus pais eram provenientes da Hungria. Ele participou duas vezes do Torneio de Candidatos ao título mundial, e foi autor de livros e compositor de estudos e problemas de xadrez. Foi ele também o idealizador do Gambito Benko, que se caracteriza pelos lances 1. d4 Cf6 2. c4 c5 3. d5 b5, linha de jogo que ele popularizou e utilizou com sucesso.
Benko ao lado de um mural em que se mostra a posição do gambito que leva seu nome |
Após se destacar como enxadrista em seu país de origem, a Hungria, Benko emigrou para os Estados Unidos em 1958. Lá, o GM húngaro-americano desempenhou um papel de fundamental importância na conquista do título mundial por Bobby Fischer, isso porque Bobby não havia se qualificado para disputar o ciclo do Campeonato Mundial, por ter boicotado o Campeonato dos Estados Unidos de 1969, competição que funcionava como um torneio zonal. Foi aí que Benko, que havia se qualificado no Zonal dos Estados Unidos, decidiu (voluntariamente e sem pressão de ninguém, segundo ele mesmo declarou) ceder sua vaga para que Bobby Fischer pudesse disputar o ciclo do Campeonato Mundial, colocando-o assim no caminho do título máximo do xadrez. Algumas fontes afirmam que Benko teria recebido a quantia de dois mil dólares em troca da vaga cedida a Fischer, mas ele explicou que essa taxa foi recebida por ele como pagamento pelos seus serviços prestados como segundo dos GMs norte-americanos Reshevsky e Addison.
Benko ao lado de Susan Polgar, que lamentou em seu perfil do twitter a morte do amigo |
Ao longo de sua extensa carreira, Pal Benko venceu o Aberto dos Estados Unidos oito vezes (1961, 1964, 1965, 1966, 1967, 1969, 1974 e 1975), e disputou sete Olímpiadas de Xadrez, jogando tanto pela equipe da Hungria quanto pela dos EUA. Em seus duelos contra os melhores enxadristas do planeta, Benko teve a oportunidade de derrotar quatro Campeões Mundiais: Smyslov, Tal, Petrosian e Fischer. Queremos externar nossa tristeza pela perda desta figura expressiva do mundo do xadrez, que será para sempre lembrado pelo enorme legado que deixa a todos nós, praticantes da Arte de Caíssa... descanse em paz, GM Pal Benko!
Nenhum comentário:
Postar um comentário