segunda-feira, 26 de agosto de 2019

FALECIMENTO DE PAL BENKO


A comunidade enxadrística internacional recebeu no dia de hoje, 26 de agosto de 2019, a notícia do falecimento do Grande Mestre Pal Benko. Ele estava com 91 anos de idade, e a causa de sua morte não foi divulgada.


Pal Benko no Interzonal de Amsterdã (1964)


Pal Charles Benko nasceu na França, em 1928, mas seus pais eram provenientes da Hungria. Ele participou duas vezes do Torneio de Candidatos ao título mundial, e foi autor de livros e compositor de estudos e problemas de xadrez. Foi ele também o idealizador do Gambito Benko, que se caracteriza pelos lances 1. d4 Cf6 2. c4 c5 3. d5 b5, linha de jogo que ele popularizou e utilizou com sucesso.


Benko ao lado de um mural em que se mostra a posição do gambito que leva seu nome


Após se destacar como enxadrista em seu país de origem, a Hungria, Benko emigrou para os Estados Unidos em 1958. Lá, o GM húngaro-americano desempenhou um papel de fundamental importância na conquista do título mundial por Bobby Fischer, isso porque Bobby não havia se qualificado para disputar o ciclo do Campeonato Mundial, por ter boicotado o Campeonato dos Estados Unidos de 1969, competição que funcionava como um torneio zonal. Foi aí que Benko, que havia se qualificado no Zonal dos Estados Unidos, decidiu (voluntariamente e sem pressão de ninguém, segundo ele mesmo declarou) ceder sua vaga para que Bobby Fischer pudesse disputar o ciclo do Campeonato Mundial, colocando-o assim no caminho do título máximo do xadrez. Algumas fontes afirmam que Benko teria recebido a quantia de dois mil dólares em troca da vaga cedida a Fischer, mas ele explicou que essa taxa foi recebida por ele como pagamento pelos seus serviços prestados como segundo dos GMs norte-americanos Reshevsky e Addison.


Benko ao lado de Susan Polgar, que lamentou em seu perfil do twitter a morte do amigo


Ao longo de sua extensa carreira, Pal Benko venceu o Aberto dos Estados Unidos oito vezes (1961, 1964, 1965, 1966, 1967, 1969, 1974 e 1975), e disputou sete Olímpiadas de Xadrez, jogando tanto pela equipe da Hungria quanto pela dos EUA. Em seus duelos contra os melhores enxadristas do planeta, Benko teve a oportunidade de derrotar quatro Campeões Mundiais: Smyslov, Tal, Petrosian e Fischer. Queremos externar nossa tristeza pela perda desta figura expressiva do mundo do xadrez, que será para sempre lembrado pelo enorme legado que deixa a todos nós, praticantes da Arte de Caíssa... descanse em paz, GM Pal Benko!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário