segunda-feira, 12 de agosto de 2019

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ENXADRÍSTICA


Carta aberta à comunidade enxadrística brasileira

Prezados amigos enxadristas,

No início de 2019 a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) divulgou o regulamento para a formação da equipe absoluta que irá representar o Brasil na Olimpíada de 2020, a ser disputada em Khanty-Mansiysk, na Rússia.
Nesse regulamento está estipulado, dentre vários outros critérios, que dois representantes da equipe devem ser menores de 30 anos. Tal requisito é incompreensível e discriminatório. Se o objetivo é fomentar o surgimento de jovens talentos no Brasil, a forma de fazer isso é popularizando o xadrez e oferecendo condições para que nossos jovens enxadristas tentem sempre melhorar seu jogo. Não há lógica em prejudicar a equipe olímpica, que deve ser formada por mérito e não por um critério de idade. Além disso, causa espanto a escolha arbitrária e sem sentido de uma idade (30 anos), uma vez que não há qualquer torneio para a categoria “menores de 30 anos”.
Não podemos concordar com uma regra tão obtusa, razão pela qual enviamos um email para a CBX solicitando a retirada desse item no regulamento. Entretanto, meses se passaram e não recebemos resposta.
Por todo o exposto, nós, enxadristas que subscrevemos esta carta, estamos oficialmente abrindo mão de fazer parte da equipe olímpica do Brasil em 2020 caso o referido critério de seleção (dois enxadristas menores de 30 anos) não seja retirado até o dia 15 de setembro deste ano.

Um abraço a todos os amantes do nobre jogo de Caíssa, 

GM Rafael Leitão
GM Krikor Mekhitarian
GM Evandro Barbosa
GM Everaldo Matsuura
GM Felipe El Debs
GM Yago Santiago
MI Diego Di Berardino
MI Roberto Molina
MI Renato Quintiliano
MI Jorge Bittencourt
MF Armen Proudian

Nenhum comentário:

Postar um comentário