quinta-feira, 22 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - EVANDRO BARBOSA


Dando sequência a nossa série de postagens sobre os 14 Grandes Mestres brasileiros, com base no e-book do GM Rafael Leitão intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, hoje iremos apresentar aos leitores um pouco sobre a vida e a carreira do GM Evandro Barbosa, o quarto da lista, por ordem alfabética de nome. Seguem as informações:



EVANDRO BARBOSA


Natural de São Sebastião do Paraíso/MG, Evandro Amorim Barbosa tornou-se o 12º Grande Mestre brasileiro no ano de 2016, quebrando o jejum de 6 anos sem novos GMs no país. A terceira norma era questão de tempo, mas seu desempenho no Campeonato Brasileiro Absoluto de 2015, quando terminou como vice-campeão, antecipou os fatos e o feito foi alcançado logo em seguida, no Circuito de GM do Nordeste, etapa de Natal/RN. 
Evandro contou os segredos da sua trajetória até a norma definitiva na palestra online “Como se tornar um GM?”, ministrada com o GM Rafael Leitão. Um trecho da aula, no qual ele diz os livros que utilizou em sua preparação, está disponível no Canal da Academia Rafael Leitão no Youtube. No ano de 2016, já como Grande Mestre, Evandro representou o Brasil pela primeira vez na Olimpíada de Xadrez de Baku, no Azerbaijão. Atualmente ele é 10º do ranking brasileiro.

Estilo de jogo:

Evandro Barbosa, como um dos representantes da nova geração, é muito bem treinado na utilização do computador e se destaca por ter um repertório de aberturas estruturado e bastante preparado. Outro fator positivo do seu estilo é que ele reconhece a importância do cálculo de variantes e a necessidade de treinar para melhorar no jogo.

O que você pode aprender com ele?

O GM Evandro certamente pode servir de inspiração para enxadristas jovens e ambiciosos que pretendem montar um bom repertório de aberturas e aprender a usar o computador na dose certa. Além disso, ele entende a dificuldade do jogo, dá importância ao cálculo de variantes e sabe da necessidade de treinar muito para melhorar no xadrez.


GM Evandro Barbosa (1992 -     )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário