sábado, 24 de agosto de 2019

O FORMIDÁVEL SULTAN KHAN


Muitos anos antes de Viswanathan Anand e de seus compatriotas brilharem nas competições internacionais, um outro jogador hindu causou sensação no mundo do xadrez. O nome dele era Mir Malik Sultan Khan, e hoje falaremos um pouco a respeito da sua vida e de sua curta mas fulgurante trajetória nos tabuleiros. Grande parte dos estudiosos da história do nobre jogo acredita que o cubano José Raul Capablanca tenha sido o maior exemplo de talento natural para o xadrez em todos os tempos. Confesso que também acreditei nisso por bastante tempo, porém, ao ler a biografia de Sultan Khan, acabei me convencendo de que ele era assombrosamente talentoso, mais talentoso do que o próprio Capablanca! Leiam o texto a seguir e tirem suas conclusões.

Mir Malik Sultan Khan nasceu no ano de 1905, na Índia, que, naquela época, era uma colônia pertencente à Grã-Bretanha. Consta que aos 9 anos de idade ele aprendeu com seu pai o xadrez indiano, uma variação do xadrez moderno, com algumas modificações nas regras. Aos 21 anos, já era considerado o mais forte jogador do Punjab, província da Índia onde ele vivia.


Sultan Khan (1905-1966)
 
Algum tempo depois, Sultan Khan tornou-se servo do coronel Nawab Sir Umar Hayat Khan (Sir Umar), que o levou para Londres e o apresentou à versão europeia do jogo. Uma vez em Londres, Sultan Khan conseguiu se destacar também entre os jogadores do xadrez europeu, para surpresa geral. Em uma carreira internacional que durou menos de cinco anos (1929-1933), ele venceu o Campeonato Britânico três vezes em quatro tentativas (1929, 1932 e 1933) e obteve resultados de torneio que o colocaram entre os dez melhores jogadores do mundo.

Durante o período em que esteve em atividade, Sultan Khan tomou parte em diversos torneios e por três vezes representou a equipe da Inglaterra nas Olimpíadas de Xadrez, jogando de igual para igual mesmo contra os mais fortes oponentes. Entre os seus adversários encontravam-se alguns dos melhores enxadristas do mundo na época, como Alekhine, Capablanca, Flohr, Tartakower, Rubinstein, Marshall, Bogoljubow, dentre outros. 


Sultan Khan (de turbante) enfrentando Rudolph Spielmann


Em relação à força de jogo de Sultan Khan, cálculos feitos pelo Prof. Arpad Elo estimam que sua força de jogo no ápice da carreira era equivalente a 2.530 pontos, ou seja, um nível de maestria compatível com o de um Grande Mestre. Embora ele fosse um dos melhores jogadores do mundo no início da década de 1930, a FIDE nunca lhe concedeu nenhum título. A respeito dele, eis o que escreveram os autores Hooper e Whyld:

“Quando Sultan Khan viajou pela primeira vez para a Europa, seu inglês era tão rudimentar que ele precisava de um intérprete. Incapaz de ler ou escrever, ele nunca estudou nenhum livro sobre o jogo, e ele foi colocado nas mãos de treinadores que também eram seus rivais no jogo. Ele nunca dominou aberturas que, empíricas, não podem ser aprendidas apenas pela aplicação do senso comum. Sob essas circunstâncias adversas, e tendo conhecido o xadrez internacional por meros sete anos, dos quais apenas metade foi gasta na Europa, Sultan Khan estava entre os dez melhores jogadores do mundo. Essa conquista trouxe a admiração de Capablanca, que o chamava de gênio, um elogio que raramente dava”.

E, por falar em Capablanca, provavelmente a partida mais famosa de Sultan Khan é justamente sua vitória contra o ex-Campeão Mundial, no torneio de Hastings de 1930-1931 (segue o link para a referida partida: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1135510).


Sultan Khan, Campeão Britânico de Xadrez (1932)
 
No site Chessgames.com, estão registrados 150 jogos disputados por Sultan Khan, com o retrospecto de 76 vitórias, 42 derrotas e 29 empates, o que resulta em um índice de aproveitamento de 61,6%.

Sultan Khan poderia ter permanecido na Inglaterra e ter feito carreira como enxadrista profissional, mas preferiu voltar com seu amo, Sir Umar, para a Índia, sua terra natal, onde voltou a viver uma vida humilde, parando de jogar. Dizem que, ao ser perguntado sobre o motivo de ter abandonado o xadrez, Sultan Khan teria dito que o xadrez “era um jogo muito difícil”! Se para ele, que conseguiu derrotar o todo-poderoso Capablanca em uma partida de torneio, o xadrez era difícil, imagine para nós, meros capivaras!! Khan faleceu no ano de 1966, aos 61 anos, vítima de tuberculose.

E assim finalizamos nosso texto sobre Mir Malik Sultan Khan, essa figura pitoresca da história do xadrez, por meio do qual procuramos prestar-lhe uma singela e merecida homenagem, afinal não podemos entender como um dos mais talentosos enxadristas de todos os tempos pode ser também um dos menos conhecidos! Espero que tenham gostado, até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário