segunda-feira, 19 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - ANDRÉ DIAMANT


Dando prosseguimento a nossa série de postagens sobre os 14 Grandes Mestres brasileiros, com base no e-book do GM Rafael Leitão intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, hoje iremos apresentar aos leitores um pouco sobre a vida e a carreira do GM André Diamant, o segundo da nossa lista. Vamos lá:


ANDRÉ DIAMANT


O enxadrista cearense radicado em São Paulo, André Diamant (Fortaleza, 1990) começou sua vida no xadrez logo aos 4 anos. Com 8 anos iniciou suas aulas no Clube Hebraica e, patrocinado pelo clube, realizou um estágio de quatro meses na cidade russa de São Petersburgo, na Academia Alexander Khalifman*. Mais tarde, morou nos Estados Unidos.
Tendo conquistado vários títulos, incluindo o pan-americano de 2001, integrou a equipe olímpica brasileira na 38ª Olimpíada de Xadrez. Em 2008, aos 18 anos, sagrou-se campeão brasileiro e, um ano depois, conquistou o título de Grande Mestre, sendo o oitavo brasileiro a alcançá-lo.
Diamant esteve afastado dos torneios pelo período em que cursou faculdade nos Estados Unidos, mas no ano de 2015 retornou aos tabuleiros tupiniquins. Na lista da FIDE de agosto de 2018 ele é o número 8 do ranking nacional.

Estilo de jogo:

André Diamant é um jogador muito criativo, que não segue as regras clássicas e joga muito de acordo com sua própria intuição. Isso faz do Grande Mestre um enxadrista muito perigoso, pois ele pode surpreender seu adversário durante a partida criando uma ideia nova em qualquer posição. 

O que você pode aprender com ele?

Jogar com a intuição é um grande trunfo de enxadristas como André Diamant, que se tornam jogadores extremamente perigosos por serem capazes de criar ideias novas em qualquer posição.
Mas não pense que essa é uma característica inerente à personalidade de apenas alguns enxadristas, pois a intuição pode e deve ser treinada. Portanto, lembre-se de treinar a intuição durante os seus estudos de xadrez!

Partida memorável:

Como partida memorável e representativa do estilo do GM André Diamant, o GM Rafael Leitão indica o seguinte jogo, no qual Diamant consegue derrotar ninguém menos que o GM peruano Julio Granda, que foi durante muito tempo o melhor enxadrista da América do Sul e quatro vezes campeão continental! Acompanhe a partida por meio do link abaixo: 


GM André Diamant (1990 -     )

* Alexander Khalifman: Destacado Grande Mestre russo, chegou a tornar-se Campeão Mundial de Xadrez da FIDE, em 1999, tendo perdido seu título no ano seguinte, para o indiano Viswanathan Anand. Em 1998, Khalifman fundou a The Grand Master Chess School, famosa Academia em que o GM André Diamant teve a oportunidade de estudar.


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário