quarta-feira, 28 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - GILBERTO MILOS


Dando prosseguimento a nossa série de postagens sobre os 14 Grandes Mestres brasileiros, com base no e-book do GM Rafael Leitão intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, hoje iremos apresentar aos leitores um pouco sobre a vida e a carreira do GM Gilberto Milos, o sétimo da lista. Na minha humilde opinião, Milos é o segundo mais forte enxadrista da história do xadrez nacional, abaixo apenas do lendário Henrique Mecking.


GILBERTO MILOS


Gilberto Milos (São Paulo, 1963) recebeu o título de Mestre Internacional em 1984 e de Grande Mestre em 1988. Conquistou seis títulos nacionais entre os anos de 1984 e 1995 e participou da equipe olímpica em diversas ocasiões, além de ter representado nosso país em várias Copas do Mundo. Dentre suas mais notáveis conquistas estão os quatro títulos do Campeonato de Xadrez da América do Sul, sendo o último em 2007, além de expressivas colocações em Campeonatos Mundiais da FIDE. É preciso destacar também que Milos foi treinador do GM Rafael Leitão durante muitos anos, desde que o maranhense passou a residir em Americana-SP, em 1995. Rafael considera Milos um dos grandes responsáveis por sua conquista do título mundial sub-18 em 1996 e do seu título de GM, dois anos mais tarde. Em agosto de 2018, Milos aparece como “inativo” na lista de rating da FIDE, por estar há mais de um ano sem jogar partidas oficiais.

Estilo de jogo:

Gilberto Milos é um grande conhecedor dos clássicos e tem um vasto entendimento de todo o legado do xadrez. A maior qualidade do Grande Mestre é que ele pode jogar bem em qualquer tipo de posição, o que o torna um jogador de estilo universal. 

O que você pode aprender com ele?

O GM Gilberto Milos se destaca por ser um profundo conhecedor dos clássicos. Ele sabe que para aperfeiçoar o entendimento do jogo é necessário aprofundar os estudos sobre os modelos dos grandes mestres do passado, avaliando, dentre outros, sua tomada de decisão, os planos típicos de determinadas situações, o estilo de jogo. Portanto, estude os clássicos para melhorar sua força prática!

Partida memorável:

Conhecido por seu conhecimento enciclopédico e sua facilidade de jogar em qualquer tipo de posição, Milos colecionou vitórias contra alguns dos melhores enxadristas do mundo, incluindo o criativo Alexander Morozevich. Acompanhe esta partida por meio do link abaixo: 


GM Gilberto Milos (1963 -      )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário