sábado, 31 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - GIOVANNI VESCOVI


Nesta última publicação de agosto, iremos falar a respeito do GM Giovanni Vescovi, o oitavo enxadrista da lista constante do e-book Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, de autoria do GM Rafael Leitão. Vejamos o que Leitão tem a dizer sobre ele.


GIOVANNI VESCOVI


O enxadrista brasileiro Giovanni Vescovi (Porto Alegre, 1978) começou logo aos 3 anos de idade a jogar xadrez. Em 1987, tornou-se vice-campeão mundial mirim, sendo o primeiro brasileiro a conquistar esse feito. Grande Mestre desde o ano de 1998, Vescovi já participou de campeonatos em mais de 30 países, tendo o domínio de cinco idiomas. No início de 2010 era o melhor enxadrista brasileiro e 64º do mundo, conquistando, ao final desse mesmo ano, seu sétimo título nacional de xadrez.
Em 2012, teve sua última participação na Olimpíada de Xadrez de Istambul. A inatividade do enxadrista na lista oficial da FIDE se deu porque ele passou a se dedicar ao mercado financeiro, como disse o próprio Vescovi em entrevista concedida ao GM Leitão (confira a entrevista clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4qquJDkFmTg).
A "rivalidade" entre Vescovi e Leitão, uma das maiores do xadrez brasileiro, começou cedo, pois se enfrentaram pela 1ª vez em 1987. 

Estilo de jogo:

Vescovi tem um estilo de jogo universal, o que lhe permite jogar bem qualquer tipo de posição. Ele nunca deu ênfase exagerada à preparação de abertura e o ponto forte do seu jogo é o cálculo de variantes, tendo sido bastante influenciado pelas ideias do Garry Kasparov. Seu estilo é marcado pelo grande espírito de luta, jogando sempre para ganhar.

O que você pode aprender com ele?

Observando as partidas do GM Giovanni Vescovi você vai perceber a importância que ele sempre deu ao cálculo de variantes.
O bom cálculo de variantes (capacidade de ver várias jogadas à frente) é uma das principais habilidades para um enxadrista e deve ser trabalhada preferencialmente em toda sessão de treinamento. O ideal é que você tenha um bom livro de combinações, de preferência dividido por temas táticos, e resolva alguns exercícios todos os dias.

Partida memorável:

Como partida memorável e representativa do estilo de Giovanni Vescovi, o GM Rafael Leitão indica o seguinte jogo, no qual o GM brasileiro, depois de uma luta prolongada, consegue superar um dos jogadores mais fortes do mundo, o bielorusso naturalizado israelense Boris Gelfand, que na época em que a partida foi jogada era o n.º 15 do ranking mundial: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1272753 


GM Giovanni Vescovi (1978 -      )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário