segunda-feira, 26 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - FELIPE EL DEBS


Hoje falaremos a respeito de Felipe El Debs, o sexto GM que compõe a lista de Grandes Mestres brasileiros apresentada no e-book intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, de autoria do GM Rafael Leitão. Vamos lá:


FELIPE EL DEBS 


Nascido em São Carlos-SP em 1985, recebeu o título de Grande Mestre em 2010, obtendo a norma decisiva no Memorial Wanderley Cason de Melo, em Campinas. Felipe finalizou o campeonato de forma invicta, com nove pontos, dentre treze possíveis, vencendo dois dos cinco Grandes Mestres participantes.
No Campeonato Brasileiro sub-20 de 2005, no qual tornou-se Mestre FIDE, o título veio para coroar uma atuação perfeita, com 100% de aproveitamento.
Recentemente, El Debs conquistou a vaga para participar de sua primeira Copa do Mundo, que aconteceu em agosto de 2017 em Tbilisi, na Geórgia. Ele é o atual nº 7 do ranking nacional e integrou a equipe olímpica brasileira em Tromso-2014 e Baku-2016.

Estilo de jogo:

Felipe El Debs é um jogador extremamente sólido e gosta de estruturas que deixem a posição protegida e controlada. Com isso, em regra, ele não corre riscos desnecessários. Ele costuma tomar decisões práticas e não perde tempo quando a posição é complexa, uma grande vantagem para evitar apuro de tempo.

O que você pode aprender com ele?

Muitos enxadristas perdem pontos preciosos em virtude da má administração do tempo, portanto é necessário saber como conduzir a partida para não cair nessa armadilha.
E você pode aprender a fazer isso estudando as partidas do GM Felipe El Debs, que toma decisões práticas, sem perder tempo exagerado em posições complexas, fator decisivo quando o assunto é evitar o apuro de tempo.
Lembre-se que existem técnicas específicas para que sejam tomadas decisões mais rápidas e elas podem e devem ser inseridas no seu treino!

Partida memorável:

Como partida memorável e representativa do estilo de Felipe El Debs, o GM Rafael Leitão indica o seguinte jogo, no qual El Debs, após destruir a defesa adversária com lances de grande beleza e precisão, consegue desfechar um xeque-mate em ninguém menos que o francês Maxime Vachier Lagrave, um dos enxadristas mais fortes do mundo na atualidade! Acompanhe essa magnífica partida por meio do link abaixo: 


GM Felipe El Debs (1985 -     )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário