domingo, 4 de agosto de 2019

SEÇÃO VALE A PENA CONHECER


CLUBE DE XADREZ

Nas postagens anteriores da Seção Vale a Pena Conhecer, já apresentamos aos leitores indicação de livro, de blog, de base de dados e de canal no You Tube. Hoje, iremos falar a respeito de um clube de xadrez localizado na capital paraibana, cujas atividades merecem ser conhecidas pelos nossos leitores, devido à sua relevância para a comunidade onde está inserido. Estou me referindo ao Lopes Clube de Xadrez, que está sediado no Centro Cultural de Mangabeira, sendo frequentado por pessoas do bairro de Mangabeira e bairros vizinhos. O clube foi fundado por iniciativa do Sr. Fernando Lopes, o Nando Lopes, um indivíduo com múltiplas áreas de atuação: palestrante, arte-educador, cientista social, músico, compositor, ilusionista e mentalista. Vamos deixar que o próprio Nando Lopes apresente os detalhes sobre a criação e o funcionamento do clube, bem como sobre as atividades ligadas ao xadrez que ele já desenvolveu até o presente momento:

"O Lopes Clube de Xadrez surgiu com o propósito central de além de incentivar a prática do xadrez e compreensão de sua filosofia, também auxiliar no autoconhecimento e reflexão da sociedade e do cotidiano. O projeto começou em 2006 na comunidade católica Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Mangabeira II, em João Pessoa-PB. Neste período, além do Fernando Lopes, participaram apoiando o projeto o senhor Zennedy Bezerra e o árbitro da FPBX Ivanilsom Pereira da Silva. Cerca de 30 participantes, entre jovens e crianças, estavam inseridos no projeto. Em 2010, Fernando Lopes passou a administrar uma unidade de regime socioeducativo, onde, junto a outras inserções de aprendizagem educacional e cultural, ele implantou o xadrez como disciplina interna.

Também neste mesmo período, Fernando Lopes desenvolveu junto à empresa Alpargatas S.A. um projeto de sua autoria, denominado 'O Xadrez como Ferramenta Pedagógica na Escola'. Tal projeto teve como objetivo formar e qualificar professores de educação física e outras disciplinas para integração e aplicabilidade no cronograma curricular. Esta parceria levou o projeto para grande parte dos municípios da Paraíba e Pernambuco.
Mais recentemente, em 2018, o Lopes Clube de Xadrez volta à ativa, depois de cinco anos inativo (pelo fato de as agendas profissionais conflitarem com o tempo necessário para o projeto).
Em parceria com o Centro Cultural de Mangabeira, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Lopes Clube de Xadrez atua com a mesma proposta de suas origens, atrelando a importância da evolução tecnológica sem apartar a leitura das vastas literaturas bibliográficas ou técnicas do seu cerne fundamental. Atualmente, o público atendido é formado por mais de 30 participantes, entre crianças, jovens e adultos.


No dia 19 de dezembro de 2018, foi realizado o Primeiro Torneio de Problemas Enxadrísticos na categoria Solucionismo, uma experiência que trabalhava com problemas posicionais, de xeque-mate e outros temas. Em 06 de abril de 2019, foi realizada a primeira experiência competitiva de caráter interno, denominada I Torneio Simulado de Xadrez, em que o objetivo central foi a simulação da pressão que um torneio pode exigir de um enxadrista, além da disciplina e responsabilidade em conhecer bem as regras fundamentais que regem o esporte. Para estimular os participantes, houve entrega de medalhas para os três primeiros colocados. No mês de junho, realizamos o I Torneio de Xadrez Primeiros Passos, que contou com a participação de convidados. Tivemos troféus para o campeão e vice, e diversos presentes e brindes para os três primeiros colocados no geral e premiação para o melhor feminino. Quem pontuou até a oitava colocação recebeu medalha também.
O Lopes Clube de Xadrez atende todas as sextas-feiras, a partir das 18h30, no Centro Cultural de Mangabeira. Para participação, os interessados devem manter prévio contato com Nando Lopes, pelo número (83) 98817-4314 (whatsapp)". 



Fernando (Nando) Lopes, responsável pelo Clube Lopes de Xadrez
  










Para concluir nossa matéria, gostaríamos de parabenizar o dedicado Nando Lopes pelo belo trabalho de difusão do xadrez que ele vem realizando há tantos anos, utilizando o xadrez como ferramenta pedagógica e de inclusão social. Iniciativas como essa nos enchem de orgulho, pois além de demonstrarem um profundo amor pelo nobre jogo, provocam um impacto altamente positivo na sociedade. Convidamos todo(a)s os enxadristas paraibanos a colaborarem com esse bonito trabalho, visitando o clube e participando das atividades promovidas por ele, e torcemos para que outras iniciativas semelhantes se multipliquem pelo Brasil afora! Viva o xadrez!
 

2 comentários:

  1. Quero parabenizar o Nando Lopes , pela brilhante iniciativa , que esse projeto seja , um exemplo pra os demais enxadristas. Que venha mais e mais iniciativas,como essa, parabens NAndo Lopes pela brilhante iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a fernando Lopes pela a iniciativas, comcerteza esse projeto veio somar para população de mangabeira.,termos muitos que agradecer., aproveitar essa oportunidade, sou enxadrista e tenho melhorado muito meu desepenho, meu filho tmb , essa é uma excelente oportunidades pra os jovens adultos .e.espero que essa atitude seja copiada ,por outros integrantes, que deseja trabalhar pela população, são pequenos gestos que torna se gigantes

    ResponderExcluir