sexta-feira, 23 de agosto de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - EVERALDO MATSUURA


Hoje iremos apresentar aqui no blog o quinto Grande Mestre da lista de GMs brasileiros constante do e-book de autoria do GM Rafael Leitão, contribuindo assim para manter os nossos leitores melhor informados sobre os jogadores que detêm a mais alta titulação do xadrez no cenário nacional. Trata-se do paranaense Everaldo Matsuura. Vamos lá:


EVERALDO MATSUURA 


Nascido em Maringá, Paraná, em 1970, sagrou-se Mestre Internacional aos 26 anos de idade. Tem inúmeros títulos no currículo. Suas conquistas mais expressivas incluem o quarto lugar no Mundial de Cadetes, na Argentina, em 1986, algumas participações na Olimpíada de Xadrez e a classificação para a Copa do Mundo da FIDE. Tornou-se o 11º Grande Mestre brasileiro em 2010 e, atualmente, tem a 12ª posição no ranking nacional de xadrez.
Em fevereiro de 2017, Matsuura conquistou seu segundo título brasileiro, 26 anos após a primeira conquista, ocorrida em 1991.

Estilo de jogo:

Everaldo Matsuura é um jogador clássico, que segue todos os preceitos do xadrez e dá muita ênfase aos elementos posicionais. A grande vantagem do enxadrista é que ele tem um jogo muito equilibrado e balanceado, jogando todas as fases da partida no mesmo nível. 

O que você pode aprender com ele?

Equilíbrio! Essa é uma das principais lições que podemos aprender com o GM Everaldo Matsuura. E para conseguir jogar todas as fases da partida no mesmo nível e manter seu jogo equilibrado, é preciso treinar de forma igualmente balanceada. Por isso, muita atenção na hora de montar a sua programação de treinamento, para que todas as fases do jogo sejam estudadas na proporção adequada, considerando o seu nível como enxadrista!
 

 
GM Everaldo Matsuura (1970 -     )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário